Entrevista com o Escritor Leandro Radloff!

Oi Gente estamos  novamente trazendo algo diferente ao blog. Estávamos ansiosas para saber se o escritor iria aceitar o pedido, e então ele gentilmente aceitou responder essa entrevista conosco. Como vocês sabem moramos no sul do Brasil, mais especificadamente em Santa Catarina em um município bem pequeno, mas na nossa cidade há também alguns escritores, e tivemos a honra de entrevistar um deles! Segue-se então a entrevista com o autor do livro O Efeito Thoth que nos conta um pouco da sua jornada como escritor.

             

1- Nome completo?
  Leandro Radloff

2- Idade?
  25 anos – 13/11/1990

3- Nascido em ...?
  Ibirama, mas morei a vida toda em Presidente Getúlio.

5- Trabalha aonde e com o que?
   Trabalho na Dote Energia – Dona Emma – na operação, manutenção e administração das CGH’s Karl e Helena Kuhlemann, bem hcomo, com projetos do ramo elétrico. Sou Engenheiro Eletricista por formação.

6- Qual seu hobby?
   São vários, entre os principais, ler, escrever, assistir filmes e seriados, cozinhar, pintar telas a óleo e trabalhos manuais.

7- Quando menor você tinha o habito de ler?
   Infelizmente não, comecei o habito da leitura tarde, já estava no ensino médio, até então achava que não existia livros dos assuntos que me entretinham como: ação, aventura, terror, comédia e afins. No ensino médio ao conhecer este mundo de escritores estrangeiros, cito aqui Dan Brown, escritor do primeiro livro que li nesta nova fase e considero até hoje meu escritor favorito e espelho na hora de escrever. Desde então tenho lido diversos livros e escritores do mundo todo e de todos os gêneros, hoje sou muito mais eclético do que alguns anos atrás.

8- Sua família te incentivava a ler quando menor?
   Não foi por falta de incentivo, quando criança, foi que não criei o habito de leitura na infância. Lembro de meus pais comprarem livros infantis e lerem em seus tempos vagos, mas não foi o suficiente, os filmes de aventura e ficção sempre me pareciam mais convidativos.

9- Você já escrevia, historias, poemas ou outra coisa?
    Como disse, adorava filmes de aventura, ação e ficção, e desta forma minha mente sempre estava cheia de imaginação e criatividade, passava horas e horas brincando, retratando as histórias dos meus filmes favoritos e criando as minhas própria. Muitas das vezes passava para o papel sim, transformei muitas delas em histórias em quadrinhos.

10- Por que você resolveu se tornar escritor? Da onde veio a ideia?
    Na verdade não resolvi nada. Brincadeira, quero dizer que surgiu naturalmente, como uma necessidade, precisava pôr para fora, em um papel, as ideias que tinha e desta forma fui me transformando em um escritor. Primeiro, as histórias em quadrinhos que retratavam cenas de destruição, (filmes apocalípticos sempre foram os meus favoritos) e depois as histórias foram crescendo e perdendo as figuras, escrevi alguns contos de viagem de uma nave pelo espaço, historiadores encontrando ruinas de cidades antigas, cidades sendo devastadas por forças hostis e da natureza. Sim, eu também escrevia romances e outras histórias, uma delas foi o rascunho para O Efeito Thoth.

11- Desde quando escreve? (idade aproximada)
    Como estava falando anteriormente, não teve uma idade, mas posso dizer que por volta dos 10 a 11 anos, mais ou menos. Nesta fase que comecei a pôr no papel as ideias que afloravam e se digladiavam em minha cabeça, muitas vezes pensei que estava escrevendo para no futuro lê-las e recordar, mas não em publicá-las, tinha vergonha das histórias que criava, enquanto meus amigos jogavam futebol e brincavam de pega-pega, eu ficava fantasiando como destruir o mundo ou sobreviver a um tornado, (estranho, ne? Na verdade é bizarro.) Mas depois com o tempo vi que apenas pensava diferente deles e que não deveria me envergonhar por isso, mesmo afim fui ter coragem de publicar meu primeiro livro com 24 anos.

12- Como foi o processo de criação do seu primeiro livro?
    Foi longo, por meu medo de expor minhas ideias, que considerava loucas, ao público deixei os primeiros rascunhos do livro guardados por mais de 6 anos. Reescrevi ele 3 vezes, começou com 50 páginas e depois de oito meses de pesquisas consegui preencher mais de 320 páginas.

13- Como surgiu a ideia de fazer O Efeito Thoth?
    O Efeito Thoth nasceu na verdade como um romance, muito doce por sinal, se chamava Aventura nas Areias e que escrevi no ensino médio como uma história secreta de amor. Depois de anos engavetadas, pensei que deveria amadurecer a história e publicá-la, e foi o que fiz. Pouco sobrou do primeiro rascunho, hoje a história é um romance/policial, quase uma aventura.

14- De onde veio os seus personagens?
    É inegável dizer que os personagens são baseados em pessoas reais, primeiramente por ser minha primeira obra publicada e muito de mim está nela. Posso dizer que o personagem principal, Alex, é muito parecido comigo, quem me conhece pessoalmente vai conseguir diferenciar os detalhes fictícios e reais do personagem, já os demais personagens como os pais e amigos criei em cima de pessoas reais. É muito interessante o ato de criar uma pessoa, por sentimentos, feições e vida a uma pessoa que só existe no papel.

15- Você teve alguma dificuldade para publicar o seu livro?
     Tive. Principalmente por ser meu primeiro livro e não conhecer o cenário editorial do Brasil. O processo de análise de originais por parte das editoras é complicado e muitas vezes se restringe a escritores conhecidos ou personalidades da mídia, desta forma um escritor iniciante recebe muito preconceito por parte das editoras.

16- Você já tinha pensado em desistir de publicar o seu livro? Se sim por que não decidiu?
    Pensei em desistir diversas vezes, principalmente quando recebi alguns e-mails de editoras reprovando a publicação do meu livro. Por acreditar no potencial do material fui em frente, após algumas pesquisas e indicações decidi publicar meu livro de forma independente, ou seja, paguei por todos os custos e faço a comercialização dele.

17- Como foi a experiência de escrever seu primeiro livro?
     Um experiência muito gratificante e de autoconhecimento, como meu livro tem muito embasamento histórico e cientifico acabei por mensurar meus conhecimentos na área. As pesquisas foram a parte mais maçante da criação da história, mas engrandeceu muito o livro. Claro, que a criação das cenas de ação e aventura me trouxe muito prazer e satisfação e foi um dos pontos que me fez continuar a escrever novas cenas mirabolantes com desfechos inesperado.

18- Como foi o dia do lançamento?
    Um dos dias mais gratificantes da minha vida, pode expor meu trabalho a comunidade, junto com os que tenho um carinho especial, foi muito importante e de grande reconhecimento pessoal. O evento foi pensado em cada detalhe para remeter os convidados a temática do livro, após os discursos a cerimonia seguiu com uma sessão de autógrafos, um momento inesquecível e imensurável de tamanha emoção. Acredito que ficará registrado em minha memória para sempre e com grande carinho em meu coração aquela noite chuvosa.

19- Você participa da Feira de livros de Rio do Sul. Este ano você estará lá? (Se sim) Vai ter alguma novidade?
Sim, estou me organizando para estar presente, junto aos escritores da ALB – Presidente Getúlio e apresentar meu trabalho. A princípio não terei outro livro exposto lá, a não ser O Efeito Thoth, pois um livro de contos que sou coautor será lançado apenas na Bienal de São Paulo.

20- Você tem interesse de escrever a continuação do O Efeito Thoth?
Sim, na verdade estou trabalhando nela, em breve teremos novidades e mais informações sobre este novo livro pipocando nas redes sociais. Mas já posso adiantar que o segundo livro terá um poder de destruição maior que o primeiro e será muito grandioso, o cerne da história se passará em um resort e os acontecimentos por lá, terão repercussões maiores ao mundo que conhecimentos. Estou me divertindo escrevendo esta continuação, tenho muito apresso por meus personagens, eles são muito queridos para mim, mas isso não me impede de colocá-los em novas aventuras e brincar com o futuro deles.

21-  Tem interesse de escrever outros livros que não estejam ligados ao O Efeito Thoth?
Sim, ideias não faltam, mas creio que muitas delas não se encaixam ao momento, creio que precise de um tempo e situação específica para escrevê-los. Dois dos projetos são dramas/romances e não estou em clima para escrevê-los, prefiro continuar me divertindo com Alex e Sophie neste momento.

Gostaríamos de agradecer novamente ao escritor Leandro Radloff por nos deixar publicar um pouco sobre ele nesse blog. Obrigada!





Comentários

Unknown disse…
Aí que tudo!!!!!!!!!!!! Adorei a entrevista <3
Unknown disse…
Bacana, achei bem legal.
Unknown disse…
Parabéns pela entrevista, meninas!
Unknown disse…
Parabéns pela entrevista, meninas!
Nossa Estante disse…
Muito obrigada!! Agradecemos Laércio!